COMA MELHOR (E PERCA PESO) COM A DIETA DO MEDITERRÂNEO

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Entenda como essa dieta pode ajudar a tornar sua alimentação mais saudável

 

 

Você já ouviu falar da Dieta do Mediterrâneo? Sim, todos os dias surgem novos cardápios que prometem enxugar as gordurinhas e ajudar seus seguidores a incluírem uma alimentação mais saudável em suas rotinas. Nós, do Tudo pela Saúde, quisemos desvendar os motivos do sucesso desse regime e fomos atrás dos seus segredos, vantagens e, também, desvantagens. Conversamos com a Nutricionista da Equilíbrio & Sabor Culinária Light da unidade São Paulo, Luciana de Oliveira Collares Machado, e descobrimos tudo! Confira abaixo!

 

 

O que é a Dieta do Mediterrâneo e o que permite?

De acordo com a nutricionista, essa dieta é totalmente baseada na alimentação existente nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Coisa chique, não é? Ela ainda completa comentando sobre os alimentos permitidos nessa dieta que são, basicamente, alimentos de origem vegetal, azeite, frutas, frutos secos, vegetais e cereais; um consumo frequente de peixe e aves.

 

“Além disso, seus seguidores devem manter um baixo ou moderado consumo de lacticínios, carnes vermelhas, carnes processadas e doces”, comenta a especialista, que completa ressaltando a possibilidade do consumo baixo ou moderado de vinho tinto junto às refeições, sendo, porém, a água a bebida principal e mais indicada.

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Por que essa dieta é vantajosa?

Segundo Luciana, esse plano alimentar promete alguns benefícios, tal como a redução do risco cardiovascular. “Alguns estudos vem mostrando uma hipótese muito interessante, aonde o benefício da dieta mediterrânea vem, sobretudo, do consumo de azeite e frutos secos”, afirma a entrevistada. Ela ainda elenca uma série de vantagens apresentadas por essas pesquisas – mesmo que algumas ainda não tenham sido efetivamente comprovadas – como vemos a seguir:

 

Diversos estudos científicos sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidade e diminuição de risco de desenvolvimento de diversas doenças;

É considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo;

Está associada a uma diminuição do risco de hiperuricemia;

Pode reduzir a dor e rigidez em doentes com artrite inflamatória;

Pode proteger contra o desenvolvimento de asma nas crianças;

Está relacionada com uma proteção consistente contra as doenças degenerativas crônicas;

Pode estar relacionada com uma redução do risco de déficit cognitivo e demência;

O consumo de azeite extra virgem em quantidades moderadas pode ser uma escolha saudável, além e favorecer a diminuição do risco do câncer de mama;

Pode resultar na redução considerável da mortalidade, sobretudo quanto às doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Além disso, previne o aparecimento ou incidência de câncer, incidência de doença de Parkinson e doença de Alzheimer;

A adesão à Dieta Mediterrânea é associada a uma menor adiposidade total e local.

 

Existem contraindicações?

 

Conforme declara Luciana, o único cuidado que se deve ter é em relação à ingestão de vinho tinto, o qual, apesar de muito saudável e rico em resveratrol, um polifenol potente que ajuda a diminuir os níveis do LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis do HDL, possui álcool – que não é indicado à saúde. “A recomendação é que a ingestão desse vinho não passe de uma taça por dia, ou seja, de 80 a 100ml”, orienta.

 

Além disso, a entrevistada também diz ser importante ter cuidado com o abuso do azeite de oliva. Segundo a própria nutricionista atesta, o segredo dessa dieta está em suas porções moderadas e “educadas”.

 

Ainda, é difícil mensurar a quantidade de calorias que as refeições que sigam esse cardápio possuem, pois isso dependerá da necessidade de cada indivíduo. Porém, essa dieta é rica em legumes e frutas e quase não permite nenhum alimento industrializado ou processado, o que é ótimo para uma rotina alimentar mais saudável. É o que afirma a especialista, que completa: “A definição da necessidade das quantidades adequadas para cada um dependerá da orientação de um profissional capacitado, no caso, um nutricionista”.

 

Como incluir essa dieta na minha rotina?

 

Luciana sugere também algumas opções de deliciosos pratos que podem ser inclusos nas refeições e que respeitam os princípios da dieta mediterrânea. Veja abaixo alguns exemplos para incluir no seu cardápio:

 

Sopa de couve-flor com abóbora cabotian e cenoura, elaborada com cebola, alho e cebolinha verde (para finalizar). Dica: na hora de consumir, coloque um fio de azeite para ficar mais gostoso!

Risoto de Aspargos verdes frescos com cogumelos paris. Você pode torná-lo ainda mais saudável optando pelo arroz arbóreo integral, fica uma delícia! Dica: cozinhe o arroz em caldo natural de legumes para dar um gostinho.

Como sobremesa, a sugestão são as frutas vermelhas como mirtilos e framboesas, preparadas com gotas de chocolate 70% cacau, ligeiramente aquecidas e servidas com iogurte natural desnatado.

Fonte: Site Sua Corrida

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