A Dieta Atkins: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Dieta do Doutor Atkins!

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A dieta Atkins é uma dieta low-carb, geralmente utilizada para perda de peso.

Os idealizadores desta dieta afirmam que você pode perder peso comendo o tanto de proteína e gordura que quiser, contanto que você evite alimentos ricos em carboidratos.

Nos últimos 12 anos, mais de 20 estudos têm mostrado que dietas low-carb são eficazes para perda de peso (sem precisar contar calorias) e podem levar a diversas melhorias na saúde.

A dieta Atkins foi originalmente desenvolvida por um médico chamado Dr. Robert C. Atkins, que escreveu um livro best-seller sobre a dieta em 1972.

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Desde então, a dieta Atkins tem sido divulgada em todo o mundo e diversos outros livros foram escritos sobre o tema.

À época, a dieta foi considerada pouco saudável e demonizada pelas autoridades de saúde, principalmente devido ao elevado teor de gordura saturada.

No entanto, novos estudos têm mostrado que a gordura saturada não faz mal, muito pelo contrário.

Desde então, a dieta Atkins foi estudada minuciosamente e mostrou-se que ela provoca mais perda de peso do que dietas de baixo teor de gordura.

Além de trazer mais melhorias nos níveis de açúcar no sangue, nos níveis de HDL (o colesterol “bom”), nos de triglicerídeos e em outros marcadores de saúde.

 

Apesar de ser rica em gordura, ela não aumenta o colesterol LDL (o colesterol “ruim”) em média – apesar de isso acontecer em um subconjunto de indivíduos.

A principal razão pela qual dietas low-carb são tão eficazes para a perda de peso é a seguinte.

Quando as pessoas reduzem a ingestão de carboidratos e comem mais proteína e gordura, seu apetite tende a diminuir.

 

Com isso, elas acabam automaticamente comendo menos calorias sem ter que se preocupar sobre isso.

Isto é: elas conseguem emagrecer sem passar fome.

 

A Dieta Atkins É Um Plano De 4 Fases

 

A dieta Atkins é dividida em 4 fases diferentes:

Fase 1 (indução): Nela, as pessoas ingerem menos de 20 gramas de carboidratos por dia durante 2 semanas. A base da alimentação passa a ser de gorduras, proteínas e vegetais baixos em carboidratos – como folhas verdes. É o pontapé inicial para a perda de peso.

Fase 2 (perda de peso continuada): Nesta fase, adiciona-se lentamente algumas nozes, mais vegetais com poucos carboidratos e pequenas quantidades de fruta em sua dieta.

Fase 3 (pré-manutenção): Aqui a ideia é que você adicione mais carboidratos em sua dieta. Por você estar perto do seu objetivo, é esperado que a perda de peso desacelere.

Fase 4 (manutenção): Após atingir seu peso objetivo, você pode ingerir diariamente a quantidade de carboidratos saudáveis que descobriu que seu corpo consegue lidar sem ganhar peso novamente.
Sabemos que pode parecer confuso entender a estrutura das 4 fases.

 

Por isso, escrevemos um texto aprofundado para um entendimento mais completo sobre as 4 fases da dieta Atkins.

Algumas pessoas ainda argumentam que seguir as 4 fases pode ser um pouco complicado – e que nem mesmo é necessário.

Porque você deve ser capaz de perder peso e não engordar novamente contanto você siga um plano de refeições modelo.

 

Por isso, algumas pessoas optam por ignorar a fase de indução por completo e incluir diversos vegetais e determinadas frutas com menor quantidade de carboidratos desde o início.

E essa abordagem pode ser muito eficaz também.

Outros preferem ficar só na fase de indução indefinidamente.

Isso também é conhecido como dieta cetogênica (uma dieta very low-carb).

 

Dieta Atkins: Alimentos Proibidos

 

Você deve evitar esses alimentos na dieta Atkins:

Açúcar: Refrigerantes, sucos de frutas, bolos, doces, sorvetes, etc.
Grãos: Trigo, centeio, cevada, arroz.
Óleos vegetais: Óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola e alguns outros.
Gorduras Trans: Normalmente encontrados em alimentos processados com a palavra “hidrogenada” na lista de ingredientes.
Alimentos “Diet” e com “Baixo Teor de Gordura”: Estes são geralmente muito ricos em açúcar.
Legumes Ricos Em Carboidratos: batata, mandioca, batata doce, etc. (indução apenas).
Frutas Ricas Em Carboidratos: Bananas, maçãs, laranjas, peras, uvas (indução apenas).
Leguminosas: Feijão, lentilhas, grão de bico, etc. (indução apenas).

 

Dieta Atkins: Alimentos Permitidos

 

Você deve basear sua dieta em torno destes alimentos saudáveis.

Carnes: Carne bovina, carne de porco, cordeiro, frango, bacon e outros.
Peixes Gordos e Frutos do mar: Salmão, truta, sardinha, etc.
Ovos: de galinha, de codorna, de pato, de ganso, etc.
Legumes Low-Carb: Couve, espinafre, brócolis, aspargos e outros.
Laticínios Integrais: Manteiga, queijo, creme de leite, iogurte gordo.
Nozes e Sementes: Amêndoas, macadâmias, nozes, sementes de girassol, etc.
Gorduras Saudáveis: Azeite extra virgem, óleo de coco, abacate e óleo de abacate.
Contanto que você baseie as suas refeições em torno de uma fonte de proteína, com legumes ou nozes e algumas gorduras saudáveis, você provavelmente irá perder peso. Simples assim.

 

Após A Indução, Você Pode Adicionar Carboidratos Saudáveis (Aos Poucos)

Apesar do que você pode ter ouvido por aí, a dieta Atkins é realmente bem flexível.

É apenas durante a fase de indução de 2 semanas que você precisa minimizar a ingestão de fontes de carboidratos saudáveis.

Após a indução, você pode adicionar lentamente carboidratos saudáveis como legumes com maior teor de carboidratos, frutas vermelhas, batatas, e até mesmo leguminosas.

 

No entanto, provavelmente você precisará ficar em uma dieta de ingestão moderada de carboidratos para sempre, mesmo se você alcançar seus objetivos de perda de peso.

Se você voltar a comer os mesmos alimentos de antes, nas mesmas quantidades como antes, você vai voltar a ganhar peso.

E isto é válido para qualquer dieta de emagrecimento, ou “reeducação alimentar”.

 

Afinal de contas, se um determinado modo de comer te fez ganhar peso no passado, por que ele não faria agora?

O importante, então, é encontrar um modo de se alimentar que você consiga seguir sem sofrer.

 

Dieta Atkins: Alimentos Para Comer Com Moderação

 

Existem muitos alimentos deliciosos que você pode comer na dieta Atkins.

Isso inclui alimentos como bacon, creme de leite, queijo e chocolate escuro.

Muitos destes são geralmente considerados incentivadores de ganho de peso por causa do alto teor de gordura e calorias.

 

No entanto, quando você estiver em uma dieta low-carb, a gordura torna-se a fonte de energia preferida do seu corpo (como no caso da cetose).

E isto faz com que estes alimentos sejam perfeitamente aceitáveis na dieta Atkins.

 

Bebidas Permitidas Na Dieta Atkins

 

Aqui estão algumas bebidas que são liberadas na dieta Atkins.

Água: Como sempre, água deve ser sua principal bebida.
Café: Apesar do que você pode ter ouvido, o café é na verdade bastante saudável e rico em antioxidantes.
Chá verde e outros chás naturais e sem açúcar: são bebidas muito saudáveis e ajudam a controlar o apetite.
O álcool também está liberado em pequenas quantidades.

Prefira os vinhos secos sem adição de açúcares e evite bebidas ricas em carboidratos como a cerveja.

 

E Como Ficam Os Vegetarianos?

 

É possível fazer a dieta Atkins sendo vegetariano (e até mesmo vegano), mas é difícil.

Você pode usar algumas leguminosas como fonte de proteínas, além de comer bastantes nozes e sementes.

Abacate, azeite de oliva e óleo de coco são excelentes fontes de gordura vegetal.

 

No caso de ovo-lacto-vegetarianos fica mais fácil seguir a dieta.

Isso porque neste caso também podemos incluir alimentos como ovos, queijos, manteiga, creme de leite e outros laticínios com alto teor de gordura.

 

Um Exemplo de Cardápio Atkins Para Uma Semana!

 

Este é um cardápio exemplo para uma semana na dieta Atkins.

Ele é apropriado para a fase de indução, mas você deve adicionar mais legumes com carboidratos e algumas frutas, à medida que você passar para as outras fases.

 

Segunda-feira

Café da manhã: Pão PLOC com manteiga.
Almoço: Salada de frango com azeite e um punhado de nozes.
Jantar: Bife e legumes.

Terça-feira

Café da manhã: Bacon e ovos.
Almoço: Frango de ontem e legumes da noite anterior.
Jantar: Cheeseburger (sem o pão), com legumes e manteiga.

Quarta-feira

Café da manhã: Omelete com legumes, fritos em manteiga.
Almoço: Salada de camarão com um pouco de azeite.
Jantar: Carne moída refogada, com legumes.

Quinta-feira

Café da manhã: Bolinho de coco de microondas.
Almoço: Sobra do jantar na noite anterior.
Jantar: Salmão na manteiga e legumes.

Sexta-feira

Café da manhã: Bacon e ovos.
Almoço: Salada de frango com azeite e um punhado de nozes.
Jantar: Almôndegas com legumes.

Sábado

Café da manhã: Omelete com legumes diversos, frito em manteiga.
Almoço: Almôndegas que sobraram da noite anterior.
Jantar: Costeletas de porco com legumes.

Domingo

Café da manhã: Misto quente de Panini low-carb com presunto e queijo.
Almoço: Costeletas de porco da noite anterior.
Jantar: Asas de Frango grelhadas, com algum molho e legumes.

Certifique-se de incluir uma variedade diferente de vegetais em sua dieta.

 

Lanches Low-Carb Saudáveis

A maioria das pessoas sente que seu apetite diminui quando seguem a dieta Atkins.

Elas tendem a se sentir mais do que satisfeitas com 3 refeições por dia (às vezes apenas 2).

No entanto, se você sentir fome entre as refeições, aqui estão alguns lanches rápidos e saudáveis:

  • Sobras.
  • Um ou dois ovos cozidos.
  • Um pedaço de queijo.
  • Um pedaço de carne.
  • Um punhado de nozes.
  • Algum iogurte grego.
  • Morangos e chantilly.
  • Cenouras baby.
  • Frutas (após a indução).

 

Como Seguir A Dieta Atkins Comendo Fora

É realmente muito fácil de seguir a dieta Atkins na maioria dos restaurantes.

  1. Peça legumes extras em vez de pão, batatas ou arroz.
  2. Peça uma refeição baseada em carnes ou peixes gordos.
  3. Peça algum molho extra, manteiga ou azeite de oliva para acompanhar a sua refeição.

 

Uma Lista De Compras Simples Para A Dieta Atkins

Uma boa dica é fazer boa parte das suas compras no açougue e na feira – em vez de passar pelos corredores dos mercados, que costumam estar repletos de alimentos processados.

Comer alimentos orgânicos não é necessário, mas sempre procure pela opção menos processada que se encaixa em seu orçamento.

 

  • Carnes: Carne, frango, cordeiro, carne de porco, bacon.
  • Peixes Gordos: Salmão, truta, etc.
  • Camarão e frutos do mar.
  • Ovos.
  • Laticínios: Iogurte grego, creme de leite, manteiga, queijo.
  • Probióticos como o Kefir.
  • Verduras: Espinafre, couve, alface, tomate, brócolis, couve-flor, aspargos, cebolas, etc.
  • Frutas Vermelhas: Amoras, morangos, etc.
  • Nozes: Amêndoas, macadâmia, nozes, avelãs, etc.
  • Sementes: Sementes de girassol, sementes de abóbora, etc.
  • Frutas: Maçãs, peras, laranjas.
  • Óleo de coco.
  • Azeitonas.
  • Azeite extra virgem.
  • Chocolate escuro (70% para cima).
  • Abacates.
  • Condimentos: Sal, pimenta, açafrão, canela, alho, salsinha, etc.

É altamente recomendável retirar de sua despensa todos os alimentos e ingredientes pouco saudáveis.

Isso inclui sorvetes, refrigerantes, cereais matinais, pães, achocolatados, sucos e ingredientes para pães como farinha de trigo e açúcar.

 

Conclusão E Palavras Finais

Se você leva a sério a dieta Atkins, eu recomendo que você compre um dos livros do Atkins e simplesmente comece a ler o mais rápido possível.

No final do dia, a dieta Atkins é uma maneira muito saudável e eficaz para perder peso. Você não irá se decepcionar.

Fonte: site senhor tanquinho