DIETA DA USP FAZ VOCÊ PERDER ATÉ 15 KG EM 15 DIAS – REALMENTE FUNCIONA!

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Apesar da Universidade de São Paulo não confirmar sua autoria e nem recomendar sua prática, a dieta da USP original é um sucesso e continua sendo utilizada pelas pessoas que querem emagrecer rapidamente. Se você precisa ou quer perder peso em pouco tempo, a Dieta original da USP é a mais recomendada, são sete dias, podendo ainda repeti-la por mais uma semana. A seguir mostraremos o porquê não é recomendado fazê-la por mais de 14 dias. Será mesmo que a Dieta da USP original emagrece de verdade? Olha, quem fez a dieta garante que ela realmente emagrece, mas é importante saber como ela funciona e conhecer os riscos que pode oferecer à sua saúde.

AFINAL, COMO FUNCIONA A DIETA DA USP ORIGINAL?

A Dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela recomenda uma baixa ingestão diária de calorias. Além disso, praticamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras. Esta dieta possui um cardápio de uma semana, com refeições definidas para cada dia. Para melhores resultados, é importante o baixo consumo de alimentos que contenham carboidratos (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão, cará, inhame) e o aumento dos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos e leite integral e derivados do leite) e também de gorduras (presentes nas carnes, azeite, sorvete e oleaginosas). Nesta dieta não é permitido substituir os alimentos que estão no cardápio e nem trocá-los de horário. Se o objetivo é perder peso e o regime for seguido à risca, ele funciona de verdade, mas com algumas ressalvas. O emagrecimento é rápido devido à perda de líquidos, massa muscular e pouca gordura. Mas caso a pessoa atingir seu objetivo e relaxar, ou seja, voltar à alimentação desregrada e não saudável, infelizmente não conseguirá manter essa perda de peso e voltará a engordar. Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, embora esse número obviamente varie de acordo com o quanto cada pessoa tenha a perder, isto é, depende do quanto a pessoa está acima do peso pois os “mais gordinhos” no começo tem mais facilidade de perda de peso. Podemos então dizer que a Dieta da USP original emagrece por dos motivos:

  • Você acaba ingerindo menos calorias a cada dia;
  • Ao cortar os carboidratos, há uma grande eliminação de líquidos pelo organismo, sobretudo nos primeiros dias eliminando as impurezas do corpo.

Como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia. Por essa razão, não é recomendável fazer atividades físicas vigorosas enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

O cardápio da Dieta da USP original deve ser seguido à risca. O segredo desta dieta é a reprogramação e aceleração do metabolismo que faz com que o organismo queime gordura mais rapidamente. O primeiro dia parece ser o mais difícil da dieta, pois a quantidade de alimentos é muito pequena. Mas vamos lá, o foco é essencial. Boa sorte!

Vamos ao cardápio:

Dia 1

Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante).

Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar.*

Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Dia 2

Manhã: Café com no máximo 3 bolachas tipo cream-craker.

Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto.

Jantar: Presunto à vontade.

Dia 3

Manhã: Café com no máximo 3 bolachas cream-craker.

Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.

Jantar: Presunto e salada.

Dia 4

Manhã: Café com no máximo 3 bolachas cream-craker.

Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade.

Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

Dia 5

Manhã: Esprema limão na cenoura crua e café preto.

Almoço: Frango grelhado à vontade.

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Dia 6

Manhã: Café com no máximo 3 bolachas cream-craker.

Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Dia 7

Manhã: Café com limão.

Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.

Jantar: comer à vontade, menos doces e bebidas alcoólicas.

No sétimo dia, reinicie novamente a dieta com o Dia 1. Faça a dieta da USP original por no máximo 14 dias, e então retome aos poucos com uma alimentação equilibrada e saudável (veja dicas de alimentação saudável em 20 Dicas para uma Alimentação Saudável ).

Dicas

Para você obter melhores resultados com a dieta da USP original, lembramos:

  • Não faça substituições de alimentos nem troque-os de horário.
  • As ervas permitidas na dieta são: alface, agrião e chicória.
  • Você pode beber água, chá e café (sem açúcar – somente adoçante) o dia todo.

Quanto à última dica, use o bom senso, pois o café e alguns tipos de chá contêm cafeína, que pode até ajudá-lo a emagrecer, mas que também tem seus efeitos colaterais, portanto, consuma-os com moderação.

Vantagens da Dieta da USP

  • As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.
  • Redução de peso expressiva em curto prazo.

Desvantagens e riscos da Dieta da USP original

Como se trata de uma dieta muito restritiva nutricionalmente e com uma baixa quantidade de calorias, não é recomendável fazer a Dieta da USP por mais de 14 dias. A perda de peso rápida é diretamente ligada a baixa ingestão de calorias, o que leva à perda de água e massa magra que pode dar falsa ilusão de emagrecimento. Além disso, a falta de carboidratos pode levar a sintomas de cansaço, fraqueza muscular, falta de energia para executar suas atividades diárias, além de dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar. Devido à baixa presença de fibras na dieta, e a uma maior ingestão de proteínas, essa dieta pode causar constipação intestinal. A princípio, a dieta deve ser seguida por apenas 15 dias. Se for mantida por um tempo maior, a pessoa pode ter complicações renais e alterações cardíacas. E como toda dieta radical, a Dieta da USP original não leva a uma mudança efetiva de hábitos e à reeducação alimentar, que são fundamentais para emagrecer ainda mais ou manter os quilinhos indesejados bem longe. Sendo a maior parte do peso perdido composta por líquidos e massa muscular, e quase nada de gordura, é muito fácil recuperar o peso novamente. Exatamente por isso, com a reintrodução de carboidratos ao final da dieta, é importante que haja um controle das porções e um cuidado para não voltar aos mesmos hábitos que causaram o excesso de peso.

É fundamental que você consulte seu médico antes de iniciar a dieta!

Mas como evitar que você volte a engordar?

Para evitar o indesejável efeito sanfona, inimigo número 1 de quem faz dieta, um requisito é identificar e tentar modificar os hábitos errados que levaram ao excesso de peso e passar a ter uma alimentação saudável e equilibrada. É recomendável também incluir mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir (ou eliminar) bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, reduzir o estresse, entre outros fatores.

É também importante controlar ao máximo a ingestão de:

Açúcar

Frituras

Álcool

Alimentos gordurosos e sem valor nutritivo

Sal

Doces em geral

Outra dica muito importante:

Pratique Atividade Física com regularidade. Caminhar, correr ou ainda praticar alguma atividade somente uma vez na semana não adianta, além de ser perigoso para a saúde. Para conseguir encaixar os exercícios em sua vida, é fundamental que você encontre uma atividade que lhe seja prazerosa, pois somente assim será possível mantê-la a longo prazo. Pode ser por exemplo: yôga, caminhada, corrida, academia, natação – o importante mesmo é se mexer!

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