Ela é uma grande aliada na sua Dieta: 35 Receitas Saudáveis e Saborosas de TAPIOCA!

TAPIOCA PODE SUBSTITUIR O PÃO EM UMA DIETA SAUDÁVEL: confira 35 recheios fit para tapioca

tapioca5

Leia também:

SEGREDOS E DICAS PARA VOCÊ MELHORAR SEU METABOLISMO E EMAGRECER MUITO MAIS RÁPIDO

SOPA DETOX DE ABÓBORA – PERCA 3Kg em apenas 7 dias!
AVEIA E CHIA – UMA COMBINAÇÃO MÁGICA PARA VOCÊ CONSEGUIR UMA BARRIGA SEQUINHA!
VITAMINA TURBINADA DETOX: BANANA COM GENGIBRE!!!
Chá desta planta faz você emagrecer até 1,5 Kg por semana!
Confira os 5 alimentos que ajudam a desinchar a barriga
SUCO ROSA: O NOVO QUERIDINHO DO MOMENTO – AJUDA A PERDER BARRIGA E EMAGRECER ATÉ 2 Kg POR SEMANA!

RECEITA DE SOPA DETOX – EMAGRECE 5 Kg POR SEMANA!

20 RECEITAS INTEGRAIS PARA SUA DIETA! SIMPLES, PRÁTICAS E DELICIOSAS!

Pavê de limão e morango sem bolacha Light – Uma receita saudável, leve e DELICIOSA!

Receita Fit de Mousse Fácil com Gelatina de Uva

35 Receitas saudáveis e saborosas de Tapioca para sua Dieta

Lasanha Light de Frango – Leve, saudável, sem glúten, baixa caloria e bastante proteína! 

Dieta Detox

Dieta da USP

8 Benefícios da Berinjela para emagrecer

 

 

 

 

 

A Tapioca é aliada da dieta, feita com a fécula extraída da mandioca, a tapioca é um tipo de panqueca, típica da região Nordeste do Brasil. Ela tem uma massa leve, livre de glúten, que possui menos da metade das calorias de um pãozinho. Além de ser prático e versátil, esse alimento está livre de gorduras e açúcar, oferece digestão mais rápida e tem teor de sódio menor do que alimentos industrializados. Ou seja, vale a pena experimentar.

 

Muito prática e fácil de fazer, a tapioca quando é feita de maneira saudável escolhendo o recheio correto para suprir a necessidade de vitaminas e minerais, pode de certa forma até substituir refeições completas servindo tanto como prato principal quanto sobremesa ou lanche rápido. Sem contar que farinha de tapioca tem uma vasta usabilidade. Ou seja, a goma usada para fazer a massa da tapioca também pode ser usada em outras receitas como bolos e pães.

 

Ótima para o café da manhã mais saudável, substituindo o pão, prática no almoço ou lanche da tarde e conveniente para quem deseja uma refeição leve, o pão está muito presente na rotina alimentar. Mas, por conter a proteína glúten – presente na farinha de trigo –, o pão acaba contribuindo para aquela saliente barriguinha. A boa notícia é que existe uma substituta à altura: a tapioca.

A massa da tapioca pode ser preparada em casa mesmo. Assim, você controla a sua espessura, de acordo com a sua preferência.

 

Saudável e nutritiva, a tapioca é uma ótima alternativa para quem quer perder peso e manter uma alimentação balanceada, afinal, não contém sódio e nem gordura. Além disso, a tapioca é livre de glúten, sendo uma opção para os celíacos (pessoas que possuem intolerância a glúten).

 

A variedade de recheios é enorme e por isso esse é um prato fácil de se incluir na alimentação e adaptá-lo ao seu gosto. Os mesmos recheios usados para tapioca, podem rechear outros pratos com a montagem parecida (panquecas, wraps e crepiocas), o que muda é a receita da massa e o valor nutritivo de cada uma delas.

Confira na lista a seguir  receitas de tapioca incluindo 35 opções salgadas e doces.

Talvez interesse ler também:
20 RECEITAS INTEGRAIS PARA SUA DIETA! SIMPLES, PRÁTICAS E DELICIOSAS!
BEBIDA EMAGRECEDORA: Apenas 1 colher antes das refeições vai fazer você desinchar e emagrecer! 
Nova Bebida “Seca Barriga” queima gordura e faz EMAGRECER rapidamente 3Kg por Semana!
SEGREDOS E DICAS PARA VOCÊ MELHORAR SEU METABOLISMO E EMAGRECER MUITO MAIS RÁPIDO
5 Bebidas DETOX NOTURNAS para desintoxicar o fígado e EMAGRECER!
ESTA SIMPLES RECEITA VAI TIRAR A VONTADE DE COMER DOCES E FACILITAR O SEU EMAGRECIMENTO

Veja como fazer a tapioca em casa sem grande dificuldade:

 

Ingredientes:

Meio quilo de farinha para tapioca ou polvilho doce, água e sal a gosto.

 

Modo de preparo:

Ponha a farinha em uma tigela grande e água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe a massa descansar por 12 horas. Seque com a ajuda de um pano limpo e não deixe excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira. Em uma frigideira antiaderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo. Você também tem a opção de comprar nas redes de supermercados a tapioca já pronta, o sabor não é tão bom quanto a tapioca feita em casa mas também fica gostoso e pela praticidade muitas pessoas preferem comprar.

 

Os recheios típicos da tapioca são de carne seca, coco e leite condensado, mas você pode tranquilamente substituí-los por ingredientes light, mais leves e ricos em fibras. Veja abaixo 35 opções de recheios sendo alguns light para você substituir de vez o pão e incorporar a tapioca em sua dieta:

 

RECHEIOS PARA TAPIOCA SALGADA

1) Finas fatias de peito de peru light; queijo branco, rico em proteínas, vitaminas e cálcio; orégano, condimento com propriedades medicinais; tomate, rico em diversas vitaminas e sais minerais; e azeite, bom para o coração.

2) Queijo ricota, livre de gorduras, com poucas calorias e rico em cálcio; tomate picado, rico em vitaminas e sais minerais; e folhas de manjericão, rico em flavonoides, que protegem nosso organismo.

3) Tomate cereja, que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege o sistema cardiovascular; queijo cottage, que é pouco calórico, rico em cálcio e com baixo teor de sódio; e folhas de manjericão, rico em flavonoides.

tapioca1

4) Mussarela light, fonte de sais minerais com cerca de 35% menos gordura que a normal; e geleia de frutas sem açúcar, livre de gordura, colesterol e rica fonte de fibra.

6) Frango desfiado, fonte de aminoácidos, vitamina e ferro; e legumes como pimentão, cenoura e brócolis, com poucas calorias e ricos em fibras, minerais e vitaminas.

tapioca2

7) Tapioca simples com manteiga: essa é a receita clássica da tapioca. O recheio é apenas manteiga derretida com o calor da massa, lembrando um pão na chapa. É uma ótima pedida para o café da manhã.

8) Tapioca de presunto e queijo: essa opção de recheio também é bastante tradicional, mas não deixa de ser uma combinação deliciosa. O bacana é que o presunto pode ser substituído por outras “carnes frias” (peito de peru, mortadela) e o queijo pode ser o de sua preferência.

9) Tapioca com recheio cremoso de frango e ricota: a tapioca e o frango são alimentos nutritivos e que juntos formam uma combinação saudável e deliciosa. Para completar a refeição “total fit”, a receita leva ricota. Não deixe de adicionar ao cardápio!

10) Tapioca rosa com recheio de patê de frango: com um ingrediente diferente na massa, essa tapioca tem a cor rosa. O efeito é gerado pela beterraba, um corante natural e vitaminado. Para rechear sua tapioca, uma opção prática e gostosa é o patê, que nesse caso é de frango.

11) Tapioca de atum: essa receita é uma boa opção para o verão. Refrescante e saudável, a tapioca é recheada com atum e muita salada (alface e cenoura), formando uma espécie de sanduíche. Vale a pena experimentar!

12) Tapioca de carne seca: para os amantes da culinária nordestina esta receita é certeira. A massa da tapioca se une ao recheio de charque e formam uma combinação suculenta, nutritiva e com a cara do nordeste.

tapioca3

13) Tapioca mexicana: já essa receita é para os admiradores da comida mexicana. O recheio é uma combinação de carne moída, feijão e pimenta. É uma alternativa para sair do básico na hora de preparar sua tapioca.

14) Tapioca de guacamole: ainda no universo da culinária mexicana, há a opção de rechear sua tapioca com guacamole. Nessa receita, foram preparadas pequenas barquinhas com a massa, mas fica a seu critério o formato da massa, o importante é experimentar esse recheio!

15) Tapioca de camarão: com uma textura bem molhada e cremosa, essa receita é uma opção para substituir a janta. A etapa mais demorada da receita é o preparo do molho, no entanto, vale a espera!

16) Tapioca de bacalhau: assim como na receita anterior, essa receita é um pouco mais demorada devido ao preparo do molho. De fácil digestão e rico em vitaminas, o bacalhau é um recheio que pode ser servido no jantar e que forma uma combinação super saudável com a tapioca.

17) Canoinhas de tapioca gratinadas: recheada de tomate e manjericão, essa é uma tapioca servida em forma de petisco que tem como vantagem sua praticidade. O toque especial da receita fica por conta do queijo parmesão gratinado.

18) Pizza de tapioca: molho de tomate, queijo e orégano. É isso que vai nessa receita deliciosa, prática e que conquista crianças e adultos. A massa de tapioca é uma ótima forma de substituir a massa de pizza comum na alimentação dos celíacos.

19) Tapioca com renda de queijo coalho: essa tapioca é de comer com os olhos, pois além de saborosa, fica bonita. O recheio é de queijo coalho, sendo então uma opção fit e vegetariana, e o efeito especial da tapioca é feito com o próprio queijo. Vale a pena testar!

20) Tapioca de tomate seco: essa também é uma receita fit e vegetariana. A ideia não é para o recheio, mas sim para inovar no preparo da massa. A goma misturada com tomate seco, além de ganhar a cor avermelhada, também recebe seu sabor, formando uma ótima combinação com saladas verde ou um molho branco.

21) Tapioca com linhaça, ovo e tomate: combinando linhaça e a goma de tapioca, a massa fica ainda mais nutritiva. Com o recheio de ovos mexidos (rico em protéina) com tomate (contém vitaminas e sais minerais), essa tapioca se torna uma opção cheia de benefícios.

22) Tapioca com linhaça dourada: seguindo a mesma ideia de potencializar os nutrientes da massa, essa receita é preparada com linhaça dourada na massa e o recheio clássico de manteiga.

23) Tapioca com linhaça dourada: essa massa também leva linhaça e é de chamada de wrap devido a forma com que a massa foi enrolada. Além da linhaça, a receita contém alface, ingredientes que deixam o prato rico em fibras.

RECHEIOS PARA TAPIOCA DOCE

24) Tapioca de café com doce de leite: essa é uma receita que mistura sabores marcantes e é perfeita para quem gosta de café, pois a massa é feita com esse ingrediente especial. O recheio fica por conta do doce de leite, gerando um equilíbrio com o gostinho amargo presente na massa.

25) Tapioca com maçã e café: essa receita leva ingredientes bem inusitados, porém o resultado final é muito saboroso. A mistura do crocante de nozes e café com a maçã dá o toque especial do recheio. .

26) Tapioca de requeijão e goiabada: o famoso Romeu e Julieta não poderia faltar, pois é um recheio de tapioca bastante tradicional e o resultado é delicioso!

27) Tapioca de banana e leite condensado: é uma prática muito comum rechear a tapioca com frutas, além de gostosa, é uma opção saudável. Nesse caso, não tão saudável pois a receita contém leite condensado, mas a mistura é de dar água na boca. Vale a pena escapar um pouco da dieta e provar!

28) Tapioca de banana, canela e mel: essa tapioca também tem como ingrediente principal a banana, mas combinada com outros ingredientes que são ótimos pares para a fruta: a canela e o mel. A mistura é saborosa e nutritiva, rica em proteínas e sais minerais (principalmente potássio) e com efeito antioxidante (devido às propriedades da canela e do mel).

tapioca4

29) Tapioca de geleia de cupuaçu: outra opção para rechear tapiocas doces é investir nas geleias. Apesar de parecer difícil, é possível fazer geleias caseiras sem muito esforço. Essa opção é de cupuaçu, alimento muito benéfico para a saúde, pois é rico em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Vale inclui-lo na sua alimentação!

30) Tapioca com geleia de maracujá: essa é outra opção de geleia, nesse caso de maracujá, que forma uma combinação refrescante com a tapioca. Uma boa pedida para o verão ou um lanche rápido!

31) Tapioca de morango( fruta antioxidante que reforça o sistema imunológico) com leite condensado: essa é uma tapioca que também tem um recheio clássico e delicioso: morango e leite condensado ou ainda para uma receita mais saudável, pode trocar o leite condensado por mel, um anti-inflamatório rico em proteínas, bom para o combate à gripe A tapioca vai bem como lanche da tarde e é super fácil de fazer. Não deixe de testar!

tapioca5

32) Cestinha de tapioca com morango e coco: nessa receita a massa da tapioca forma uma cestinha que é recheada, no entanto, você pode rechear e enrolar a tapioca como preferir. Devido ao formato individual, pode ser servida como sobremesa.

33) Tapioca com doce de abóbora light: essa receita ensina como preparar um doce de abóbora light que fica ótimo como recheio de tapioca e traz consigo aquele gostinho de “casa de vó”.

34) Tapioca com leite condensado com coco: esse é o recheio clássico da tapioca doce. Simples e barata, é uma receita que leva poucos ingredientes e que é fácil de reproduzir em casa. Uma ótima opção de sobremesa!

35) Tapioca de brigadeiro fit: é difícil encontrar quem resista a um brigadeiro, mas ele é considerado um vilão para quem quer emagrecer. Aprenda a fazer um brigadeiro zero açúcar para rechear sua tapioca e comer sem culpa.

Leia também:

Dieta Detox

Dieta da USP

7 Simples Regras para uma Dieta bem sucedida

Como perder barriga: 7 Simples Regras para uma Dieta bem sucedida

Confira os 5 alimentos que ajudam a desinchar a barriga

20 receitas integrais para sua dieta! Simples, práticas e deliciosas!

EMAGREÇA DE VERDADE COM A MELHOR DIETA 100% SAUDÁVEL – REALMENTE FUNCIONA!!!

Os segredos do chá verde: A melhor Dieta saudável do mercado – você perde peso rápido sem deixar de comer suas comidas favoritas e se matar na academia.

 



Um comentário sobre “Ela é uma grande aliada na sua Dieta: 35 Receitas Saudáveis e Saborosas de TAPIOCA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *